terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Metrô do Cariri é finalista em prêmio nacional de sustentabilidade



O Metrô do Cariri é um dos dez finalistas do Prêmio GreenBest. A eleição, promovida pela empresa Greenvana, reconhece empresas, instituições, projetos, produtos e serviços em seus setores que mais se destacaram no consumo ou em iniciativas sustentáveis. O empreendimento cearense está concorrendo no Grupo Inovação, Tecnologia e Infraestrutura, na Categoria Transportes.

Haverá dois vencedores em cada categoria: um escolhido através de votação popular e outro por votação do júri oficial formado pela Academia GreenBest, composta por especialistas em cada tema. Os votos passaram a ser computados a partir do último dia 17 de janeiro no site www.greenbest.com.br. Os vencedores receberão o troféu GreenBest e diploma em cerimônia de premiação a ser realizada em 17 de maio.
O Metrô do Cariri foi inaugurado no dia 1º de dezembro de 2010 e é o primeiro projeto do Governo do Ceará de requalificação do transporte ferroviário de passageiros no interior do Estado. O sistema liga Juazeiro do Norte ao Crato ao longo de 13,6 quilômetros e é operado com veículos leves sobe trilhos (VLTs), que estão ganhando o mundo como uma solução inteligente na área de transporte e de menor impacto ambiental. Os VLTs que operam no Cariri usam uma tecnologia local, visto que são fabricados pela Empresa Bom Sinal, de Barbalha. A fabricação das composições estimulou a indústria ferroviária nacional, que não produzia novos trens desde a década de 70. As informações são do Governo do Estado.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Filme a Rede Social o Filme


Em uma noite de outono, em 2003, graduado em Harvard e gênio em programação de computadores, Mark Zuckerberg se senta em seu computador e acaloradamente começa a trabalhar em uma nova idéia. No furor dos blogs e programação, o que começa em seu quarto logo se torna uma rede social global e uma revolução na comunicação. Em apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Mark Zuckerberg é o mais jovem bilionário da história... Mas para este empresário, o sucesso traz complicações pessoais e legais.

Dados governamentais devem ter publicidade

Portais começam a ganhar destaque, divulgando os dados dos governos nas três esferas de poder.



Um cidadão tem todo o direito de conhecer onde está sendo aplicado seu dinheiro. Mas isso não é fácil. Com o avanço da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e, especialmente, da internet, as coisas começam a melhorar. Nas três esferas governamentais (federal, estaduais e municipais) já começam a aparecer experiências bem-sucedidas de transparência de dados.

Assunto não é novidade

E isso não é coisa nova mundialmente, como afirma Cristiano Aguiar Lopes, jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) e consultor legislativo da Câmara dos Deputados. "Há diversas experiências.

Além de EUA e Inglaterra, podemos citar Finlândia, Dinamarca, Noruega, Nova Zelândia, Canadá e a pioneira Suécia, que conta com uma lei de acesso à informação pública desde 1766. Mais recentemente, diversos países latino-americanos também se juntaram à turma dos países que contam com legislações de acesso à informação: os melhores exemplos são o México e o Chile, que contam com legislações modernas e, em alguns pontos, até mesmo superiores às da maioria dos países desenvolvidos".

Brasil

Por aqui, tanto o Governo Federal quanto alguns estaduais e até municipais já iniciaram a divulgação de dados. Segundo Licia Viana Bezerra, presidente da Associação dos Usuários e Tecnologia da Informação e Telecomunicações (Sucessu-CE), no Ceará há um bom exemplo de abertura de dados.

“O Tribunal de Contas do Município (TCM), com o Portal da Transparência que contempla informações de prestações de contas dos 184 municípios (Prefeituras e Câmaras) cearenses, de forma pormenorizada e facilmente compreendida por programas de computador, é um bom exemplo. O trabalho do tribunal possibilita a criação de aplicativos por terceiros alheios ao TCM/CE. Este projeto foi premiado na categoria inovação tanto em âmbito Nacional como Estadual”, afirmou Lícia Viana.

Com relação ao Governo do Estado, ainda de acordo com Lícia, que também é coordenadora de Estratégias de Tecnologia da Informação do Governo do Estado, o Portal da Transparência do executivo cearense, ainda não abriu os dados que geraram as informações publicadas. “Esperamos em 2011 levantar esta discussão em todos os órgãos e entidades do governo”.

Transparência efetiva

De acordo com a presidente da Sucessu-CE, Lícia Viana, é bom deixar bem claro que divulgar os “pdfs” dos balanços dos governos não são, efetivamente, dar publicidade aos dados. “Uma coisa é a divulgação da informação dos gastos com o dinheiro público, que a Lei de Responsabilidade já obriga os governantes a fazê-lo, outra é a publicação dos dados que geraram estas informações de forma aberta, para que a sociedade possa desagregá-los e reaproveitá-los, gerando assim informações mais úteis. O fato de os governos publicarem suas informações em planilhas eletrônicas e arquivos PDF é importante, porém não os tornam dados abertos. Não há ainda como obrigar governantes a publicação dos dados de forma aberta, mas a sociedade pode pressionar e cobrar isto”, disse a presidente da Sucessu-CE.

Mais esforços

De acordo com Aguiar, o que realmente ainda falta no Brasil, para o Governo Federal e principalmente para os governos estaduais e municipais, é fazer todos os esforços para tornar pública toda informação produzida pelo Governo, com exceção apenas de informações sigilosas assim definidas em lei. “Mas para isso são necessárias vontade política e legislações - e infelizmente, até hoje, não contamos ainda com uma lei de acesso à informação pública. A Câmara dos Deputados aprovou recentemente o substitutivo ao PL 219/03, do deputado Mendes Ribeiro Filho, que regulamentará o acesso à informação pública previsto na Constituição”, afirmou Aguiar.

Força da internet

Para Cristiano Aguiar, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e, sobretudo, a internet, alteraram significativamente o modo como as informações fluem ao redor do globo.

“Especificamente no que concerne à transparência governamental, a internet trouxe a possibilidade de publicação de grandes volumes de dados que anteriormente ou não eram publicados ou estavam armazenados de um modo que dificultava sobremaneira o acesso à informação. E, o mais incrível, toda esse aumento exponencial de oferta de informações públicas veio acompanhado de um decréscimo significativo no custo para tornar a informação pública. A publicação on-line de um relatório governamental, por exemplo, exige um dispêndio do Executivo que é apenas uma pequena fração da publicação de milhares de cópias impressas desse mesmo relatório”, finalizou o professor da UnB e jornalista Cristiano Aguiar.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Gestores de Ciência e Tecnologia do País reúnem-se em Fortaleza



Gestores de Ciência e Tecnologia do País reúnem-se em Fortaleza

Autoridades fazem balanço do Governo Lula e apontam rumos para os próximos quatro anos
Gestores de Ciência e Tecnologia do País reúnem-se em Fortaleza

Os dirigentes de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) de todo o País estarão em Fortaleza (CE) para tratar sobre as perspectivas para a área no período de transição de governos. Será nos dias 2 e 3 de dezembro, por ocasião do Fórum Nacional do CONSECTI -- Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação; CONFAP -- Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa; e dos Secretários Municipais de CT&I.

O secretário executivo Luiz Antonio Elias, do Ministério da Ciência e Tecnologia, estará presentes no Fórum Nacional para fazer um balanço das atividades na área de CT&I durante o Governo Lula e apontar os rumos para os próximos anos, juntamente com os secretários de CT&I.

Também estão confirmadas as presenças dos presidentes da CAPES, Jorge Guimarães; do CNPq, Carlos Aragão; e da FINEP, Luís Fernandes; que vão proferir palestra sobre Ciência, Tecnologia e Educação Superior.

Atualmente, o CONSECTI é presidido por René Barreira, secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (SECITECE). O evento está sendo coordenado pela SECITECE em parceria com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Destaques
Durante o evento serão anunciadas as universidades estaduais e municipais contempladas com os recursos do edital da ABRUEM/FINEP, que destina cerca de R$ 60 milhões para infra-estrutura de pesquisa.

Outro destaque esperado é a apresentação do Livro Azul, com a síntese e resultados da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O documento elaborado em parceria com diversos setores da sociedade balizará as políticas de CT&I nos próximos 10 a 20 anos.

Ainda será firmado acordo entre a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) com as secretarias estaduais de CT&I e as fundações de amparo à pesquisa. O convênio trará como benefícios a essas instituições a integração por vídeo-conferência e internet de alta velocidade.

Importantes instituições de CT&I confirmaram participação no Fórum Nacional: Academia Brasileira de Ciência (ABC); Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG); Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) e Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI).

Confira a programação completa do evento:
http://www.consecti.org.br/wp-content/uploads/2010/02/programacao-fortaleza-02-12-2010.pdf

Serviço:
Fórum Nacional do CONSECTI, CONFAP e Secretários Municipais de CT&I em Fortaleza (CE)
Local: Hotel Praia Centro, Av. Monsenhor Tabosa, 740, Centro. Fortaleza (CE)
Data: 2 e 3 de dezembro de 2010
Hora: 9h às 18h (quinta) e 8h30 às 12h (sexta)


Fonte: Assessoria de Imprensa do CONSECTI

INTERNET GRATUITA APARTI DE JANEIRO DE 2011 “CINTURÃO DIGITAL”


Projeto deverá contemplar as sedes de todos os 184 cidades cearenses e custou R$ 47 milhões O Cinturão Digital, que vai levar internet banda larga de graça para 80% da população do Estado, já iniciou a sua fase de testes. A previsão é que entre em funcionamento até janeiro. É o que garante o secretário, em exercício, da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag), Reno Ximenes."Toda a estrutura física do projeto já está concluída. Agora falta finalizar os testes para que o Governador do Estado, Cid Gomes, possa inaugurar a transmissão de internet de graça para o Ceará", afirmou o secretario da Seplag. Ele explicou que o cabo de fibra ótica, que levará a internet para todo o Estado, terá inicio em Fortaleza e depois segue para Sobral, passa pelo Vale do Jaguaribe e retorna para a Capital. "Todo o projeto do Cinturão Digital recebeu um investimento de R$ 47 milhões e deverá contemplar as sedes de todos os 184 municípios cearenses", comentou Ximenes. Com o objetivo de conectar, por meio de fibra óptica, departamentos públicos e escolas estaduais, o Cinturão Digital é um projeto que vai incluir sinal sem fio, o que corresponde à tecnologia WiMax. Além disso, terá a transmissão, quando possível, de sinal via rede elétrica, tecnologia conhecida como Power Line Communication (PLC) caracterizada como uma tecnologia de Rádio Frequência (RF) que utiliza a rede elétrica de distribuição como meio de transporte para a transmissão de dados em uma alta velocidade. Cerca de 80% da área urbana do Ceará passarão a ter brevemente acesso a serviços digitais em alta velocidade. A obra teve inicio em 2008 e tinha previsão de conclusão para dezembro de 2009. O Governo afirma que trata-se da universalização da internet de banda larga no Ceará através de uma rede de fibra ótica que vai circundar o Estado de norte a sul e de leste a oeste. A iniciativa vai permitir a implantação de uma tecnologia banda larga sem fio e nas pontas uma telefonia sem fio com raio de até 30Km, dependendo da geografia do local. Além disso, o governo informou que rede vai gerar uma redução de custos para o próprio governo, na medida em que economizarão nos custos de banda larga, telefonia. Também afirmou que, em outro momento, beneficiará a população cearense, que a partir da criação da rede, com investimentos de R$ 47 milhões, vai ter acesso mais barato a tecnologia fornecida por empresas privadas do setor.



CEARÁ Lan houses serão regulamentadas O número de lan houses tem crescido em Fortaleza e no restante do Estado. Esses locais preocupam o Governo pois, sem regulamentação, não são obrigados a ter registro de quem utiliza os seus computadores. Assim podem servir como base para a prática de diversos crimes virtuais. Por isso, a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag) constituiu um grupo de trabalho que terá a responsabilidade de elaborar toda a regulamentação jurídica na área do uso e funcionamento de lan houses e cybercafés no Ceará. O secretario em exercício da Seplag, Reno Ximenes, explicou que a ideia é de que qualquer pessoa que for utilizar um computador em uma lan house deva se identificar com a carteira de identidade e também com o Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de registrar o horário. "O intuito é acabar com o anonimato dos crimes de internet feitos em lan houses. Alguns pedófilos e hackers utilizam esses locais, o que dificulta a sua identificação", disse Ximenes. A medida será realizada agora com o objetivo de criar um marco regulatório na área no Estado, por conta da inauguração, do projeto Cinturão Digital, em janeiro O secretario afirmou que até o dia cinco de dezembro o grupo de trabalho deverá apresentar a proposta para a elaboração de um estudo técnico. Em seguida, o projeto será apresentado ao Governador do Estado. A assessora comunitária do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), Mara Carneiro, acredita que a medida vai ajudar a diagnosticar quem comete um crime virtual contra crianças. "Essa é a parte mais difícil do processo".

Natal Livre 2010: Lançado o Natal Livre


Natal Livre 2010: Lançado o Natal Livre: "O Natal Livre O evento Natal Livre tem como objetivo arrecadar alimentos e brinquedos para instituições carentes. Neste ano iremos focar no ..."

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Exclusão Digital

A exclusão digital é um conceito dos campos teóricos da comunicação, sociologia, tecnologia da informação, História e outras humanidades, que diz respeito às extensas camadas das sociedades que ficaram à margem do fenômeno da sociedade da informação e da expansão das redes digitais.

Contraste-se este conceito, por oposição, com a inclusão digital.

No Brasil, o termo "exclusão digital" é mais usado para se referir ao problema, indicando o lado dos excluídos, enquanto em outros idiomas os termos equivalentes a "brecha digital" ou "fissura digital" são preferidos (como no inglês digital divide e o francês fracture numérique). Os dois termos, porém, não são sinônimos perfeitos, pois enquanto "exclusão digital" se refere apenas a um dos lados da questão, "brecha digital" faz referência à própria diferença entre excluídos e incluídos.

A exclusão digital é atualmente um tema de debates entre governos, organizações multilaterais (ONU, OMC), e o terceiro setor (ONGs, entidades assistencialistas). Políticas de inclusão digital incluem a criação de pontos de acesso à internet em comunidades carentes (favelas, cortiços, ocupações, assentamentos) e capacitação (treinamento) de usuários de ferramentas digitais (computadores, DVDs, vídeo digital, som digital, telefonia móvel).

As comunidades carentes, os mais pobres e pessoas com uma posição econômica desprivilegiada são excluídas digitalmente, pois não tem acesso à tecnologia.

A relação entre exclusão digital e pobreza é uma realidade mundial. De acordo com o Mapa da Exclusão Digital, que analisou os dados do Censo 2000, o nível de escolaridade é ponto de importância não só na geração de renda, mas também no nível de inclusão digital dos estados brasileiros: os cinco mais incluídos são o Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, e os cinco mais excluídos são o Maranhão, Piauí, Tocantins, Acre e Alagoas.

A melhora da Inclusão Digital está ocorrendo vagarosamente, uma pesquisa de 2005 do IBGE que 79% dos brasileiros nunca acessaram a Internet. Apenas 21% (32,1 milhões) entrou pelo menos uma vez na Internet. Do público que entra na Internet a grande maioria acessa via conexão discada, a banda larga ainda está pouco difundida.

A Exclusão digital atinge as partes mais pobres do país, onde ainda não chegaram computadores, internet, celular etc. As pessoas que nunca viram ou usaram um computador é denominada Sem-Tela no popular. Muitas escolas já aderiram a laboratórios de informática, porém ainda há escolas nas regiões mais pobres que ainda não tem esse tipo de recurso.

Em fim, a exclusão digital é equivalente à exclusão cientifica. O fato de ter no laboratório da escola manipulado de maneira limitada um microscópio simples, não o coloca entre os biólogos. Calcular a velocidade de um corpo não torna você um físico. O físico tem uma sinergia com a ciência que se propôs estudar, tem uma subjetividade em relação ao assunto, muito útil e contextualizada. Um incluído digitalmente deve primeiro ter sinergia com o tratamento de informações, uma pessoa que é organizada já o tem de algum modo, e em um segundo momento ela deve ter a capacidade de ampliar essa sinergia com o uso de elementos eletrônicos (Que hoje pode ser desde um smartphone até uma tv conectada à internet). Em um futuro onde você poderá ligar seu cérebro diretamente com memórias eletrônicas, dirão que os primeiros eram pseudo-incluídos e os novos incluídos digitais reais.

Pesquisar este blog