terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Cidade de São Paulo ganha novos carros do polêmico serviço Street View



O Google anunciou nesta segunda-feira (24) que novos carros do polêmico serviço de imagens Street View já estão em circulação pelas ruas da cidade de São Paulo. Atualmente, 51 cidades brasileiras aparecem no recurso online, mas a novidade está, por enquanto, disponível apenas na capital paulista.
Os novos veículos, que ainda estão em fase de teste, agora têm 15 câmeras em vez de nove dos modelos anteriores quando ainda estava em vigor uma parceria exclusiva com a montadora Fiat. Internautas paulistanos já publicaram em redes sociais como o Twitter fotos em que aparecem automóveis Captiva, da Chevrolet, com o logo do Google, como é o caso de Hayram Nicacio (@hnicacio).

A empresa informa que o novo equipamento de câmeras é mais leve e vai permitir que as imagens tenham mais resolução que as primeiras fotos colocadas no ar em setembro do ano passado. As novas fotografias vão substituir as anteriores.

O Street View surgiu em 2007 como uma evolução do Google Maps, que permite localizar países, cidades, ruas e lugares específicos com a vantagem de ter ainda imagens em três dimensões de cidades e principais pontos históricos do mundo como o Coliseu, em Roma, na Itália. As fotos são “costuradas” até formar a imagem final com 360º na horizontal e 290º na vertical.

O serviço provoca muita polêmica por causa da privacidade. Como as imagens são feitas em lugares abertos e públicos, a empresa já se envolveu em brigas sobre a garantia da privacidade das pessoas fotografadas.

Mesmo que o Google desfoque o rosto das pessoas e as placas dos veículos antes de as imagens serem publicadas, a empresa já foi acusada de registrar situações constrangedoras. Logo na estreia do serviço no Brasil, internautas descobriram um corpo estirado no chão nas fotos da avenida Presidente Vargas, no Rio – a imagem foi retirada logo depois.

Veja os Flagras http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/fotos/veja-os-primeiros-flagras-do-street-view-no-brasil-20100930-3.html#fotos

A empresa também foi condenada pela Justiça a deletar a imagem do engenheiro Hevaldo Dias Duarte, que foi flagrado pelo sistema vomitando em uma esquina do bairro Savassi, na zona sul de Belo Horizonte. Em caso de descumprimento, terá que pagar multa diária de R$ 5.000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog