sexta-feira, 22 de abril de 2011

Dilma entre os mais influentes


Presidente é a única brasileira a figurar na lista das 100 personalidades do ano da revista norte-americana

Nova York. A presidente Dilma Rousseff é a única personalidade brasileira entre as 100 pessoas mais influentes do mundo, de acordo com o ranking elaborado pela revista norte-americana "Time".

A lista inclui, além de chefes de Estado, artistas, ativistas, pesquisadores e empresários cujas ideias "iluminam o diálogo e as opiniões dissonantes e algumas vezes até mesmo a revolução".

O perfil da primeira presidente mulher brasileira é escrito pela ex-líder chilena Michelle Bachelet e atual diretora executiva da Organização das Nações Unidas (ONU) para Mulheres, segundo a qual Dilma oferece a "virtuosa combinação de sabedoria e convicção de que seu país necessita".

Bachelet ainda lembra que a presidente lutou contra as forças militares durante a ditadura e "tem dedicado sua vida à construção de uma alternativa democrática para o desenvolvimento, igualdade social e direitos das mulheres".

A chilena diz que não é fácil ser a primeira mulher a governar seu país. "Além da honra que isso significa, ainda existem preconceitos e estereótipos para enfrentar. É ainda mais difícil governar um país tão grande e globalmente relevante como o Brasil", acredita.

Para Michelle Bachelet, quando as sociedades começam "a ver a luz do desenvolvimento no fim do túnel", cria-se uma onda de otimismo e entusiasmo nos cidadãos.

"Mas os desafios se tornam mais complexos e os cidadãos, mais exigentes", acrescentou a ex-presidente do Chile.

No ano passado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também figurou no ranking da revista "Time".

Outras personalidades

A lista deste ano é liderada por Wael Ghonim, executivo do motor de buscas Google no Oriente Médio, e herói da revolução egípcia do começo do ano.

O economista americano, prêmio Nobel da Economia, Joseph Stiglitz vem em segundo lugar, e fundador do site WikiLeaks Julian Assange, está em nono.

Em sexto e oitavo lugares estão, respectivamente, o fundador da rede social Facebook, Mark Zuckerberg, e a chanceler alemã, Angela Merkel.

Dilma ocupa o 27º lugar, um pouco depois da primeira-dama americana, Michelle Obama (22º), mas com grande vantagem sobre a secretária de Estado Hillary Clinton (43º).

O jogador de futebol argentino Lionel Messi, do FC Barcelona, está na 87ª posição. Curiosamente, o cantor e ídolo dos adolescentes Justin Bieber (39º) aparece antes do príncipe William da Inglaterra e de sua noiva, a plebeia Kate Middleton (40º), que se casam no próximo dia 29 de abril.

Um dos filhos do ditador líbio Muamar Kadafi, Seif al-Islam, figura no posto 47, e a cantora e poeta Patti Smith fecha a lista, no centésimo lugar.

Personalidades

1. Wael Ghonim

Executivo do Google no Oriente Médio

2. Joseph Stiglitz

Prêmio Nobel de Economia

6. Mark Zuckerberg

Fundador do site Facebook

9. Julian Assange

Fundador do site WikiLeaks

27. Dilma Rousseff

Presidente do Brasil

39. Justin Bieber

Cantor americano

87. Lionel Messi

Jogador de futebol argentino

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=968774

Os cinco piores tuítes do Brasil

Escrever mensagens rápidas em até 140 caracteres tornou-se um modo fácil e rápido de compartilhar opiniões, contar novidades da vida pessoal, criar redes de relacionamento com colegas de profissão e conquistar fãs.

Alguns tuiteiros famosos, no entanto, trocaram os pés pelas mãos ao usar o microblog, disseram o que não deviam e acabaram por ter que justificar-se longamente. Veja cinco casos em que era melhor simplesmente não ter escrito nada.

1 - "Chupa Bambizada. Vai, Locaweb!"

Diretor da Locaweb se empolga ao comemorar a vitória no campeonato paulista de seu time do coração, o Corinthians, sobre o São Paulo. Ao tuitar ofensas aos são-paulinos, Alex Glickas jogou por água abaixo os investimentos que sua empresa fez para patrocinar as mangas da camisa do time tricolor. Alex pediu desculpas a todos, mas acabou demitido.

2 – “Salvador é um favelão”

O renomado publicitário Nizan Guanaes tuitou que a orla de Salvador é um favelão e afirmou que a capital baiana “não tem praia pro turista, não tem hotel”. De quebra, investiu contra o cantor de axé Bell Marques, vocalista do grupo Chiclete com Banana, criticando seu trabalho e sua aparência física. A reação dos baianos contra Nizan fez o publicitário recuar e pedir desculpas. Bell, no entanto, anunciou que vai processá-lo.

3 – Macaco que pega loiras

“Agora no TeleCine King Kong, um macaco q depois q vai p/ cidade e fica famoso pega 1 loira. Quem ele acha q é? Jogador de futebol?”. A piada do CQC Danilo Gentili rendeu debates e o humorista acabou acusado de racismo. Danilo negou ser racista.

4 – “Não sou paraplégica”

A atriz Thaila Ayala meteu-se numa encrenca ao tuitar que não gosta de viajar nas primeiras fileiras dos aviões, onde há mais espaço para as pernas. Segundo Thaila, “todos ficam me olhando pensando que sou paraplégica”. Muitos portadores de deficiência pediram retratação.

5 – O Haiti pode esperar

A cantora Sandy manifestou incômodo com o excesso de pedidos de ajuda às vítimas do terremoto que arrasou o Haiti este ano. A cantora explicou que melhor seria os brasileiros ajudarem as vítimas das enchentes no Rio ou em São Paulo. “Tudo bem que a quantidade de vítimas foi bem maior no Haiti do que a de vítimas de catástrofes aqui no Brasil; mas tenho ouvido muito mais notícias de gente se mobilizando para ajudar o Haiti do que eu vi acontecer por aqui. Será que isso é justificável?”


Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/blogs/geek-list/sem-categoria/os-cinco-piores-tuites-do-brasil/

Cinco filmes que todos os nerds devem ver

Qual foi o filme que mais influenciou o nerd/geek que existe dentro de você? Opções não faltam, mas resolvi selecionar algumas que fizeram a diferença no curso da minha vida. Não sei se para melhor ou pior, mas…

A Geek list de hoje traz cinco filmes que todos deveriam assistir. Sempre vai faltar algum, mas temos que começar de algum ponto. Confira:

- Blade Runner: Harrison Ford interpretou um dos melhores caçadores de andróides que já vi. A ambientação “tech noir” e as influências culturais quase fazem o filme explodir de tantas referências. Além disso, quem nunca quis ter um spinner.

- Tron: Eu basicamente cresci jogando simuladores de ligth cycles. Toda vez que Tron ia passar na Sessão da Tarde, eu arranjava alguma desculpa para não interagir socialmente com família e amigos. Ser digitalizado e participar de aventuras dentro do computador era o meu sonho de carreira.

- Matrix: Um dos melhores filmes geeks de todos os tempos que bate de longe suas continuações. A ideia de viver dentro de uma grande simulação deixou muitas pessoas com graves crises existenciais…

- 2001: Arthur C. Clarke era um gênio. Para sua época, 2001 foi um marco com ótima fotografia, tema interessante e um robô insano.

- Star Wars (trilogia original): Os filmes misturam o clima de guerra fria da época com um romance de capa e espada no espaço. O resultado é épico. Sobre os novos filmes, talvez meu filho (que ainda não existe) ache que eles são épicos também.

Não deixe de ver também: “O dia em que a Terra parou” (original), “Exterminador do Futuro II”, “Alien o 8º Passageiro”, “War Games”, “Metropolis”, “Brazil”, “Star Trek: A ira de Khan”, “O Quinto Elemento”, “Hackers”, “Eu, Robô” e “Spaceballs”.

Claro, se você tem mais dicas de filmes ou simplesmente não concorda com essa lista, poste nos comentários as suas impressões. Nosso fanático por gadgets, Marco Zanni, já disse que “O Quinto Elemento” deveria entrar no lugar de “Tron”.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/blogs/geek-list/cinema/cinco-filmes-que-todos-os-nerds-devem-ver/

10 programas para instalar no pen drive

O pen drive é muito mais que um dispositivo para carregar dados pra lá e pra cá. Nele, é possível instalar uma série de programinhas com bastante simplicidade. Assim, o usuário pode manter os dados em sigilo e, se quiser, deixar de lado os programas dos computadores alheios – como os da lan house, por exemplo.

O Geek List preparou uma lista de 10 programas grátis que não podem faltar em qualquer pen drive. Conheça-os. Depois, conte para a gente os aplicativos que você já usa no seu dispositivo portátil.

Firefox 3.6 Portable

Nessa versão portátil, o popular browser da Mozilla Firefox 3.6 Portable mantém o suporte aos complementos (pequenos aplicativos que dão ao Firefox outras funções, como editor de textos e imagens, software de bate-papo e player de áudio, entre outros).

Gimp Portable

Software livre, o Gimp Portable é um dos melhores aplicativos de edição de fotos e imagens do mercado. O melhor: é totalmente gratuito. Com ele, o internauta corrige os olhos vermelhos de algumas fotos e faz retoques avançados em imagens e gráficos.

VLC Media Player Portable

O player de vídeo e de áudio VLC encara os principais formatos disponíveis na internet, como DivX, XviD, MPEG-1, MPEG-2, AVI, MOV, WMV, Real, SVCD, Matroska, 3GP, FLV, Cinepak, FLAC, Ogg e muitos outros – sem necessitar da ajuda de nenhum codec adicional.

BrOffice 3.2 Portable

Para quem precisa, constantemente, editar textos, planilhas, imagens e apresentações, é essencial ter no pen drive esse aplicativo. Com ele, o internauta abre e edita seus arquivos – inclusive do Office – de qualquer lugar.

ClamWin Portable

Para quem vive conectando o pen drive em computadores de outras pessoas ou de lan houses, esse antivírus portátil é item obrigatório. O ClamWin Portable permite ao internauta vasculhar, direto do dispositivo portátil, se o micro que está sendo utilizado está infectado por algum vírus.

Miranda IM Portable

esse software, para quem não conhece, é um mensageiro instantâneo alternativo. Construído com software livre, o Miranda IM Portable é compatível com as redes do Windows Live Messenger (MSN), AIM e ICQ.

7-zip Portable


Eficiente compactador de arquivos, o 7-zip Portable funciona com os formatos mais comuns de compactação, como o ZIP, o RAR e o ARJ, entre outros. Como os outros aplicativos do ramo, ele também tem um formato próprio, o 7Z, que promete comprimir os arquivos com 50% mais eficiência em relação ao tradicional formato ZIP.

Google Chrome Portable

um dos grandes atrativos desse navegador é sua rapidez. Mesmo com diversas janelas abertas, ele consegue responder rapidamente aos controles do internauta. Essa característica faz do Google Chrome o navegador ideal para quem tem um computador velhinho, com pouca memória, processador lento e quase nenhum espaço no disco.

Thunderbird 3 Portable

Desenvolvido pela empresa que criou o Firefox, o Thunderbird 3 Portable é um aplicativo de e-mail é equipado com um filtro que colore as mensagens que o internauta recebe. Tem ainda ferramentas para a criação de backup e anti-spam. Recursos tradicionais como o suporte a várias caixas de e-mail e catálogo de endereços também estão presentes no Thunderbird portátil.

Skype Portable

O Skype Portable é um eficiente programa para fazer ligações usando a internet. Como na versão original, ele tem ainda dois recursos interessantes de comunicação: um sistema de chamadas de videoconferência e outro de mensagens eletrônicas.


Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/blogs/geek-list/software/10-programas-para-instalar-no-pen-drive/

6 programas para controlar a gastança

SÃO PAULO – O salário não cobre nem o negativo do banco? Há meses, a carteira não vê uma nota de dinheiro? Tem uma porção de contas atrasadas?

Pois é, internauta, caso essa seja sua situação, suas finanças estão desequilibradas. Mas o Downloads INFO vai te ajudar. Não, não vamos depositar dinheiro na sua conta. Na verdade, indicamos seis aplicativos que ajudam no controle dos gastos do dia a dia. Fáceis de usar, eles não custam um centavo sequer

Personal Finances Free


Aplicativo com bons recursos para controlar os gastos do dia a dia. O Personal Finances Free tem opções para o internauta criar as próprias categorias e tags de débitos e créditos. Um recurso bacana do programa é uma planilha que consolida as operações financeiras do mês. Nela, inclusive, é possível descobrir o quanto cada item representa, em percentual, nas despesas mensais. O ponto forte do programa é a interface, bastante intuitiva.


Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/blogs/geek-list/software/6-programas-para-controlar-a-gastanca/

10 aplicativos imperdíveis para Android

Um pacote básico de programas, seja no computador ou no celular, não pode deixar de ter clientes para redes sociais, gerenciador de arquivos, player de música e opções para transformar a máquina em terminal de downloads. Então veja quais são os melhores aplicativos para montar esse arsenal, caso você tenha um aparelho com Android.

1 – Seesmic
É um cliente de Twitter organizado, leve e facílimo de usar. Mas isso tem de monte, não é mesmo? O melhor dele é a forma como apresenta listas e também a possibilidade de gerenciar mais de uma conta. Também dá para incluir o local de onde você está tuitando e selecionar um serviço padrão para encurtar endereços.

2 – MSN Talk
O programa traz a experiência do Messenger para o celular quase sem perdas em relação à versão para desktop. É possível conversar com mais de uma pessoa ao mesmo tempo e trabalhar com todas as opções de configuração, como alteração de status e foto do perfil.

3 – Advanced Task Killer Free
Simplesmente fundamental. Principalmente para quem possui um Android com interface personalizada, cheia de processos rodando de fundo. Percebeu que o aparelho está começando a ficar lento? Basta acessar o aplicativo e “matar” tudo o que não for necessário.

4 – AppBrain
O Android Market é bacana para encontrar programas. Mas não para apagá-los da memória. O AppBrain faz isso mais rapidamente e ainda sugere aplicativos que você pode gostar, de acordo com o que já tem na memória do seu celular. Também dá para baixar os programas pelo desktop e passar para o smartphone via cabo USB.

5 – AndroZip
O Android é cheio de opções de personalização, mas quem prefere o esquema de navegar pelos documentos numa árvore de pastas pode optar por fazer isso no AndroZip. Além de exibir e abrir o conteúdo guardado na memória, ele ainda descompacta arquivos baixados do e-mail.

6 – Dropbox
Você talvez já tenha usado esse famoso programa para sincronizar arquivos nos micros do trabalho e de casa. Mas também pode carregar esses documentos no celular. Ou melhor, acessá-los diretamente na nuvem, usando login e senha.

7 – doubleTwist
O Android pisa na bola quando o assunto é player de música. O programa original tem visual pouco caprichado. O doubleTwist é mais bonitinho e ainda permite sincronizar músicas, vídeos, playlists e podcasts com o iTunes.

8 – Torrent-fu
Deu vontade de baixar algo, mas você está longe de casa? Basta sacar o celular, fazer uma busca nas principais redes de Torrent e colocar o arquivo para download – no computador, e não no smartphone.

9 – Music Wizard
Aqui o papo também é download, mas diretamente de um servidor. Você pode buscar músicas em MP3 e baixá-las. Simples assim. Dá para encontrar os artistas mais famosos, inclusive os brasileiros.

10 – WeatherBug
Não é bonitão como o Weather Channel, mas tem mais opções de configuração. Ele usa o GPS para localização e mostra a temperatura em graus Celsius. Se quiser, você pode colocar um widget com as informações principais diretamente na tela inicial.

Extra – World DroidCup
Enquanto você está acompanhando a Copa do Mundo, esse programa é a melhor alternativa para Android. Mostra a situação dos grupos, resultados, escalações das seleções, notícias, tabela de artilheiros e ainda acompanha as partidas em tempo real.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/blogs/geek-list/software/10-aplicativos-imperdiveis-para-android/

Cinco lugares inusitados para encontrar o Linux


O Linux completou 20 anos de história nesta semana, mas muitos não sabem que o sistema de código aberto está presente nas mais variadas tecnologias.

Podendo ser considerado o sistema operacional mais democrático, os códigos do Linux podem ser usados até para ordenhar uma vaca (!).

Confira algumas tecnologias inusitadas onde podemos encontrar Linux e seu kernel dando conta do recado. (Se conhecer mais exemplos, leitor, deixe nos comentários!)

Mavizen TTX02

Esta moto de corrida é a primeira com computador de bordo, USB, endereço IP e possibilidade de ser monitorada via WLAN integrada. E no coração desta máquina, que chega a 210 km/h, roda um sistema Linux. O modelo tem fabricação limitada a 50 unidades que custam U$S 40 mil cada.

Máquina de café

Esta máquina comercial de café foi exibida na feira Embedded World, em Nurmberg, na Alemanha. Ela roda com Linux e foi construída com a multiplataforma Qt framework. A máquina não existe para venda, mas um site oferece instruções para construir a sua.

Semáforo

Semáforos inteligentes estão sendo cada vez mais adaptados para as grandes cidades. Uma empresa britânica desenvolve sinais de trânsito utilizando o sistema Linux como base e que possibilitam uma melhor fluidez no trânsito.

Câmeras de segurança

Este sistema de segurança desenvolvido pela Zone Minder, permite integrar diversos aplicativos de vigilância, captação e gravação para qualquer terminal CCTV ou câmeras de segurança ligadas a uma máquina com sistema Linux. Não há limites para a quantidade de câmeras que o aplicativo possa suportar.

Ordenhar vacas

A fabricante de equipamentos para pecuaristas, DeLaval, produz uma máquina que roda com Linux (e Windows também) e que retira leite das vacas automaticamente, além de permitir que o pecuarista a opere através de um controle remoto wireless.


Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/blogs/geek-list/software/cinco-lugares-inusitados-para-encontrar-o-linux/

Pesquisar este blog