sexta-feira, 22 de abril de 2011

Cinco lugares inusitados para encontrar o Linux


O Linux completou 20 anos de história nesta semana, mas muitos não sabem que o sistema de código aberto está presente nas mais variadas tecnologias.

Podendo ser considerado o sistema operacional mais democrático, os códigos do Linux podem ser usados até para ordenhar uma vaca (!).

Confira algumas tecnologias inusitadas onde podemos encontrar Linux e seu kernel dando conta do recado. (Se conhecer mais exemplos, leitor, deixe nos comentários!)

Mavizen TTX02

Esta moto de corrida é a primeira com computador de bordo, USB, endereço IP e possibilidade de ser monitorada via WLAN integrada. E no coração desta máquina, que chega a 210 km/h, roda um sistema Linux. O modelo tem fabricação limitada a 50 unidades que custam U$S 40 mil cada.

Máquina de café

Esta máquina comercial de café foi exibida na feira Embedded World, em Nurmberg, na Alemanha. Ela roda com Linux e foi construída com a multiplataforma Qt framework. A máquina não existe para venda, mas um site oferece instruções para construir a sua.

Semáforo

Semáforos inteligentes estão sendo cada vez mais adaptados para as grandes cidades. Uma empresa britânica desenvolve sinais de trânsito utilizando o sistema Linux como base e que possibilitam uma melhor fluidez no trânsito.

Câmeras de segurança

Este sistema de segurança desenvolvido pela Zone Minder, permite integrar diversos aplicativos de vigilância, captação e gravação para qualquer terminal CCTV ou câmeras de segurança ligadas a uma máquina com sistema Linux. Não há limites para a quantidade de câmeras que o aplicativo possa suportar.

Ordenhar vacas

A fabricante de equipamentos para pecuaristas, DeLaval, produz uma máquina que roda com Linux (e Windows também) e que retira leite das vacas automaticamente, além de permitir que o pecuarista a opere através de um controle remoto wireless.


Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/blogs/geek-list/software/cinco-lugares-inusitados-para-encontrar-o-linux/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog