sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Cid Gomes conhece novas tecnologias para transporte urbano

O governador Cid Gomes visitou nesta sexta-feira (04) a fábrica de trens AnsaldoBreda, em Pistoia, na Itália. Na linha de produção, Cid acompanhou de perto as novas tecnologias empregadas para a construção de trens de passageiros, que incluem até a operação de veículos sem comandante. Essas novas tecnologias poderão ser empregadas nos trens da Linha Leste do Metrô de Fortaleza e no Ramal Parangaba-Mucuripe. Neste sábado (5), Cid Gomes visitará a fábrica da AnsaldoBreda em Nápoles, também na Itália. É lá que estão sendo fabricados os trens da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, sendo que duas das 20 unidades foram entregues, totalizando um investimento de R$ 240 milhões.

A Linha Leste terá início na estação central Xico da Silva, onde também se encontrarão as Linhas Oeste e Sul, no Centro de Fortaleza, seguindo pela região de bairros da Aldeota e Papicu, terminado na avenida Washington Soares. Já a Linha Parangaba-Mucuripe será de grande importância para a ligação entre o setor hoteleiro da orla de Fortaleza e o Centro da Capital a partir de sua integração com a Linha Sul. Atualmente, o ramal é operado somente por trens de carga, mas até a Copa de 2014 deverá passar a ter um fluxo misto, transportando também passageiros. A Linha será operada por Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), trens de superfície semelhantes aos usados na Europa, que oferece aos passageiros conforto e segurança. O projeto prevê ao longo dos 13 km, 10 estações de superfície, seis passagens subterrâneas, um elevado e um viaduto ferroviários, atendendo aos bairros Parangaba, Aeroporto, Montese, São João do Tauape, Dionísio Torres, Adeota, Papicu e Mucuripe.


No domingo (6), o Governador chegará em Amsterdã, na Holanda, para no dia seguinte realizar visita ao maior porto marítimo da Europa, na cidade de Roterdã. Ainda na segunda-feira (7) , a comitiva seguirá para Copenhague, na Dinamarca, para, já na terça-feira (8), visitar a empresa de McGregor de descarregadores, em Helsingborg, na Suécia. Nesta semana, na Espanha, Cid Gomes visitou o Porto de Sevilha e a fábrica de trens Vossloh, em Valência. Fazem parte da comitiva, além do Governador e do secretário da Infraestrutura; o presidente da Companhia Metropolitana de Trens Urbanos (Metrofor), Rômulo Fortes; e Luiz Hernane de Carvalho, da CearaPortos. Durante o período, assume o Governo o vice Domingos Filho.

Sobre a Ansaldo Breda

A empresa fundada em 2001 é uma das maiores da Europa e é resultado da fusão entre Ansaldo Breda dell'AnsaldoBreda Transporte (fundada em 1854) e Sociedade Ernesto Breda, fundada em 1886. A integração tem permitido a partilha de conhecimentos com uma força mecânica, tornando AnsaldoBreda capaz de projetar e construir de forma independente do sistema do veículo completo: projeto e fabricação de peças mecânicas, tais como dinheiro e carro, design e construção de equipamentos de tração elétrica e auxiliares actividades de serviços, bem como a concepção de sistemas de engenharia de todo o veículo. A empresa fornece trens para a Euopa e América do Norte.

Fonte: http://www.ceara.gov.br/index.php/component/content/article/2654/2654

Prefeitura e Cagece montam grupo de acompanhamento às obras viárias

O grupo se reunirá quinzenalmente e fará visitas periódicas às obras.

A Prefeitura de Fortaleza e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) decidiram, em reunião ocorrida nesta manhã (4), formar um grupo de acompanhamento às obras na malha viária da cidade. O objetivo é encontrar soluções para minimizar os transtornos de obras desse tipo para a população, garantindo a qualidade do pavimento e possibilitando a boa fluência do tráfego de veículos na cidade.


O grupo que acompanhará as obras terá reuniões quinzenais e visitas periódicas a obras de saneamento concluídas e em andamento. A primeira das visitas está marcada para ocorrer na próxima terça (8), às 8 horas da manhã, em local a ser definido. O grupo é formado por representantes da Cagece, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Seinf), do Conselho Coordenador de Obras (CCO), da Usina de Asfalto, da Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFor) e da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC).

Estiveram presentes na reunião o coordenador das secretarias executivas regionais (SERs), Cícero Cavalcante; o presidente da Cagece, Jurandir Santiago; o presidente da AMC, Fernando Bezerra; representantes da ACFor, da Seinf e da Usina de Asfalto de Fortaleza, além de diretores da Cagece.

Fonte: http://www.fortaleza.ce.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=15191&Itemid=78

10 dicas para abrir um negócio na web

De redes sociais a compras coletivas, este tipo de empreendimento tem ganhado cada vez mais espaço e conquistado novos adeptos


Não são raros os exemplos de recém-milionários que estão fazendo fortuna em negócios na internet. De redes sociais a compras coletivas, este tipo de empreendedorismo tem ganhado cada vez mais espaço e conquistado novos adeptos. Aos que desejam se lançar a este novo desafio, seguem dicas essenciais para um empreendimento virtual.

1 - Defina o foco

Identifique eventuais necessidades não atendidas, que podem se tornar oportunidades lucrativas. Engana-se quem imagina que a competição no mundo virtual seja menor que em negócios reais. Apesar do pouco tempo, a rede atingiu com rapidez a maturidade. Há, todavia, muitos nichos promissores, principalmente aos empresários criativos que saibam tirar proveito da força da rede mundial. O segredo está no foco, evitando entrar em setores dominados por grandes empresas, cujo poder de barganha é infinitamente superior.

2 - Defina os produtos e/ou serviços

Escolha o modelo de negócios, assim como os produtos e/ou serviços que serão oferecidos, cuja seleção não se restringe ao espaço da prateleira ou gôndola. A vantagem da internet é que o estoque pode estar em local com menor custo por m2, como um galpão em alguma periferia ou até mesmo no próprio fornecedor. Há outros tipos de negócios virtuais nos quais o custo de estoque é praticamente zero, assim como a quantidade de itens infinita. As mercadorias estão dispostas em grandes servidores em formato digital - músicas em MP3, vídeos em MP4 e até livros em PDF.

3 - Crie uma identidade

É hora de definir o nome e a identidade visual de seu negócio - logotipo ou frase de efeito. Cuide para que seja fácil de ser lembrado, marcante, curto e que descreva a alma do negócio. Verifique junto aos órgãos responsáveis a disponibilidade do nome de sua preferência.

4 - Legalize

Procure um contador de sua confiança e registre a empresa legalmente. Não pense que negócios virtuais estão alheios à fiscalização e tributação. Busque profissionais qualificados para cuidarem da parte legal antes de dar início às negociações.

5 - Monte sua loja

Apesar do menor investimento, colocar um site no ar requer planejamento e cuidado. Como num comércio tradicional, o visual, os produtos e serviços disponíveis, a localização das mercadorias, o atendimento e as formas de pagamento são também muito importantes no comércio online. Tome alguns cuidados básicos para encantar clientes novos e reter antigos. E lembre-se que clientes virtuais são ainda mais impacientes que aqueles que trafegam nos corredores dos shoppings centers.

6 - Comprar ou alugar?

O empresário que se aventura no mundo virtual se depara com dilema similar. Há duas escolhas possíveis. Adquirir os próprios servidores, funcionários especializados e locais adequados ou contratar os serviços de um provedor de hospedagem, pagando tarifas mensais por pacotes pré-definidos. As grandes empresas em geral preferem investir quantias significativas em sua própria infraestrutura, garantindo que seus clientes consigam acessá-lo 100% do tempo. Empresas médias ou pequenas podem optar por alugar um espaço na "nuvem" de terceiros - tecnologia denominada de "cloud computing".

7 - Garanta uma compra segura

São inúmeros os casos de fraudes na web, o que ainda inibe muitos potenciais clientes. Por isso, invista na segurança de seu site. Há diversas empresas que oferecem serviços de autenticação digital, dificultando a ação de indivíduos com más intenções.

8 - Dê opções de pagamento

Numa loja virtual, aceitar as diversas bandeiras e modalidades - crédito e débito; são obrigações. Apesar da pouca utilização, considere também as opções de depósito bancário e boletos. Analise ainda a possibilidade de recebimento do pedido além da opção online. Alguns clientes ainda preferem utilizar telefone, fax ou e-mails. Abra enfim uma linha direta para que possam falar com algum funcionário, apesar da tentação em criar modelos estáticos e pré-determinados. A flexibilidade e negociação devem estar presentes mesmo no comércio virtual.

9 - No mundo virtual o "soft opening" é mais difícil

É comum estabelecimentos comerciais iniciarem sua operação com o chamado "soft opening" ou inauguração prévia. Durante este período sem alarde, os funcionários podem ser mais bem treinados e os processos e procedimentos estruturados, com um menor movimento de clientes. Na modalidade virtual é possível fazer isso antes da colocação do site no ar. Simule compras, teste links, configurações, confronte produtos, códigos, descrições, preços e erros gramaticais. Utilize PCs, Macs e diferentes navegadores - Internet Explorer e Mozilla. Caso tenha a versão para celular, faça o mesmo utilizando alguns modelos chaves de diferentes fabricantes. Enfim, simule os processos de devolução de produtos, assistência técnica e telemarketing.

10 - Divulgue

Como numa loja tradicional, os primeiros dias são sempre bem difíceis, até que as pessoas conheçam, experimentem, comentem e retornem, fechando o ciclo de fidelização. Para acelerar esse processo, é interessante fazer links patrocinados e comprar palavras ou frases que identifiquem seu negócio. Outra forma são os banners, pequenos anúncios que podem ser colocados em sites de grande circulação. Crie e mantenha sistemas de divulgação online e, se possível também em outras mídias, tais como televisão, revistas e jornais.

Seguindo estas dicas o empresário virtual terá mais chances de sucesso em seu novo negócio. O mais importante é sempre seguir a fórmula S=P3, onde sucesso é = persistência, preparação e planejamento. Boa sorte!

Marcos Morita - é mestre em Administração de Empresas e professor da Universidade Mackenzie. Especialista em estratégias empresariais, é colunista, palestrante e consultor de negócios. Há mais de quinze anos atua como executivo em empresas multinacionais.

Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/administracao-e-negocios/10-dicas-para-abrir-um-negocio-na-web/42504/

MCT criará soluções para inclusão produtiva dos beneficiários do Bolsa Família

O novo secretário de Inclusão Social do MCT, Marco Antonio de Oliveira, anunciou nesta quarta-feira (2), em Brasília (DF), que uma das prioridades da pasta será oferecer alternativas sustentáveis para a inclusão produtiva dos beneficiários do Bolsa Família, programa que tem hoje mais de 13 milhões de famílias cadastradas.

De acordo com ele, o MCT já propôs ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) a integração de programas nas áreas de qualificação profissional, inclusão digital e apoio ao empreendedorismo e a tecnologias sociais. Uma das soluções apresentadas é a utilização da rede de centros vocacionais tecnológicos (CVTs) para ofertar cursos de qualificação profissional para esses cidadãos.

“A secretaria estará sintonizada com a prioridade do governo federal de erradicar a extrema pobreza. E isso vai exigir um esforço governamental, de articulação e integração de programas de inclusão social, otimizando assim recursos, equipes técnicas e estruturas”, destacou na cerimônia de posse realizada no MCT.

De acordo o ministro Aloizio Mercadante, os cursos priorizarão, inicialmente, as profissões de acesso rápido ao mercado de trabalho, como a construção civil. Para tanto será necessário promover melhorias nos serviços prestados hoje pelos centros vocacionais tecnológicos. “Nossos CVTs e todo esse conjunto de políticas voltadas para a inclusão social precisam dar um salto extraordinário em termos de qualidade”, avaliou.

Oliveira destacou, também, que será necessário integrar e definir um padrão básico para os serviços prestados pelos centros vocacionais e pelo programa Casa Brasil, por meio de um novo arranjo vocacional em parceria com os institutos federais de educação (IFEs). “Trata-se de fazer dessa rede a porta de acesso das comunidades locais às políticas de inclusão implementadas pelo MCT e outros ministérios”, disse.

Para o êxito dessa iniciativa, o chefe da Secretaria de Inclusão Social (Secis) lembrou que além das parcerias governamentais, será preciso uma articulação forte com entes privados, “incluindo parcerias com empresas do setor tecnológico que estejam dispostas a participar de programas de qualificação profissional, nos setores que demandam mão-de-obra especializada”.

Inovação
A Secis também priorizará ações que levem a inovação para os micros e pequenos empreendimentos, numa parceria articulada com a Finep e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae). “Nós precisamos olhar para essa multidão com soluções para a inovação”, disse Mercadante.

Fonte: Gestão C&T de 04/02/2011

Sistema de compras do Governo é reformulado

O Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), usado nos processos de compras governamentais, passou por uma reformulação. A partir de agora, os fornecedores farão o cadastramento pela internet, sem precisar se dirigir a uma unidade cadastradora. O novo modelo deverá ser adotado por todos os órgãos públicos que integram do Sistema de Serviços Gerais (Sisg).

De acordo com a secretária de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento,Glória Guimarães, o novo sistema já está ligado a Receita Federal. “Antigamente, o fornecedor tinha de ir a cada operação [feita] no centro de cadastramento. Agora, a única vez que ele [o fornecedor] vai precisar ir lá é para fazer a verificação da documentação necessária. O recadastramento será feito automaticamente”.

Com a mudança, o fornecedor também não precisará mais preencher um formulário em cada órgão. “Se está no Sicaf, vale para todo o mundo [todas os órgãos públicos]. Outro ponto importante é o tempo, pois logo após fazer o cadastramento pela internet, já está valendo. Antes, você levava três dias para fazer a validação desse cadastro”.

Com a criação do novo sistema, todos os órgãos governamentais deverão criar uma unidade própria de cadastramento em 180 dias. Segundo o Ministério do Planejamento, atualmente há 1.620 unidades em todo o país. O novo sistema pode ser acessado pelo portal www.comprasnet.gov.br.


Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/ti/sistema-de-compras-do-governo-e-reformulado-31012011-0.shl

Brasil estará em feira de inovação em TI

Uma missão brasileira, integrada por empresas que desenvolvem soluções de TI para a área de energia, participa, a partir de amanhã, da 21ª Distributech, em San Diego, na Califórnia.

A iniciativa é do Programa para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), coordenado pela Sociedade Softex.

O diretor de Capacitação e Inovação da Softex, John Lemos Forman, disse hoje (31), em entrevista à Agência Brasil, que esse é um campo que interessa para o Brasil, uma vez que os Estados Unidos e a Europa estão investindo em soluções para o futuro do setor energético, com destaque para novas tecnologias, como o conceito do smart grid (rede inteligente).

O conceito se refere à digitalização ou automação das redes que compõem o sistema elétrico e é considerado por alguns especialistas como a solução para que o setor de energia alcance um novo patamar tecnológico.

Forman disse que ao longo dos últimos anos, o Brasil tem acumulado experiência no setor. “Essa é uma oportunidade para a gente ir lá mostrar um pouco do know how [conhecimento] que tem aqui e buscar oportunidades de negócios”.

Nove empresas brasileiras integram a missão, das quais cinco são de Minas Gerais, e as demais de Santa Catarina, São Paulo, do Rio de Janeiro e Ceará.

Este é o quarto ano que o Brasil participa do evento internacional, que reúne as principais companhias mundiais fornecedoras de serviços nos segmentos de geração, transmissão e distribuição de energia.

A participação na Distributech ocorre no âmbito do Programa Setorial Integrado para Exportação de Software (PSI-SW). Trata-se de um projeto de internacionalização competitiva gerenciado pela Softex, que conta com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Ayrton Senna é 1º tunel de SP iluminado com LED

Novo sistema deve economizar até 80% de energia em relação às lâmpadas incandescentes


A prefeitura de São Paulo substituiu a antiga iluminação do túnel Ayrton Senna por um novo sistema de LEDs.

A prefeitura espera que as novas lâmpadas devem proporcionar uma economia de energia de até 80% em relação ao sistema incandescente, usado anteriormente.

A entrada e saída do túnel e o monumento em homenagem ao piloto também receberam uma iluminação especial, valorizando a arquitetura local. No total, R$ 6,2 milhões foram investidos na mudança.

Por meio de um convênio com o Departamento de Iluminação Pública (Ilume), a Eletropaulo também construiu uma nova rede de fornecimento para o local. A ação visa prevenir o furto de lâmpadas e cabos no local, minimizando as interrupções por falta de energia.

O Ayrton Senna é o primeiro túnel da região metropolitana de São Paulo a receber lâmpadas LED. Apesar de possuírem um custo inicial mais alto, as lâmpadas LEDs possuem uma vida útil mais longa, o que compensa o investimento. Além disso, as lâmpadas LED são capazes de reproduzir diferentes cores, o que colabora para a segurança dos usuários do túnel.

Internet Explorer perde espaço para Chrome

Guerra dos Browsers: o Internet Explorer continua perdendo participação no mercado para o Chrome, enquanto o Firefox segue estável.


O Chrome continua roubando usuários do Internet Explorer. Em janeiro, o browser do Google, ultrapassou a marca de 10% do mercado mundial.

O Chrome foi responsável por 10,7% dos acessos à web feitos em janeiro. Pode não parecer muito, mas o crescimento tem sido rápido. Dois anos atrás, ele tinha apenas 1,5% do mercado. Desde então, vem roubando usuários do Internet Explorer e também alguns do Firefox. Nesse período, o browser da Microsoft teve sua participação reduzida de 69,2% para 56%. É a pior marca do Internet Explorer desde 2003, quando ele chegou a ter 95% do mercado. Já o Firefox ganhou mercado em 2009, mas perdeu em 2010. Sua fatia atual, de 22,8%, é quase igual à que tinha dois anos atrás – 22,6%. Os números são da empresa NetApplications.

Firefox e Internet Explorer vão ganhar novas versões em breve. No dia 25 de janeiro, a Mozilla soltou o que deve ser o último beta do Firefox 4. É possível que a versão final saia já neste mês. O Internet Explorer 9, em fase beta desde setembro, também não deve demorar. Tenho o beta instalado num dos meus PCs e ele tem funcionado sem falhas significativas – o que mostra que não falta muito para que fique pronto. A versão release candidate deve ser liberada já na próxima semana. Será a primeira edição do Internet Explorer que não vai rodar em Windows XP. O IE9 exige pelo menos o Windows Vista.

Tanto no Firefox 4 como no Internet Explorer 9, uma das atrações é o uso do processador gráfico do computador para acelerar a exibição de páginas. No caso do Internet Explorer, há também um esforço da Microsoft em melhorar a compatibilidade com padrões emergentes da web, como HTML5 e CSS3. Além disso, a empresa simplificou a interface com o usuário, que ficou bastante mais enxuta e parecida com a do Chrome. Resta saber se essas novidades serão suficientes para segurar o avanço do Google nessa área.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/blogs/estacaowindows/internet/internet-explorer-perde-espaco-para-chrome/

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