terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Google lançou esta terça-feira um concurso científico para adolescentes.



O site de buscas Google lançou esta terça-feira um concurso científico para adolescentes de todo o mundo de 13 a 18 anos e oferece como prêmio uma viagem de 10 dias às ilhas Galápagos e uma bolsa de 50.000 dólares.

"O Google quer que os jovens cientistas mais brilhantes do mundo enviem projetos criativos e interessantes que sejam pertinentes para o mundo de hoje", destacou o grupo.

Os estudantes podem participar sozinhos ou em grupos de dois ou três e devem apresentar seus projetos em inglês antes de 4 de abril.

Os projetos devem incluir "um vídeo de dois minutos ou uma apresentação de 20 páginas que deem uma ideia geral do projeto e anexá-lo na inscrição", acrescentou o Google.

Um júri de professores examinará todas as candidaturas e, no começo de maio, "serão escolhidos 60 semifinalistas". As propostas serão postadas online e submetidas a votação aberta do público.

No fim de maio, o Google anunciará o nome de 15 finalistas que serão convidados a visitar a sede do grupo, na Califórnia (oeste dos EUA), onde um júri composto de "eminentes cientistas, entre eles prêmios Nobel e visionários tecnológicos", elegerão os projetos ganhadores.

As três melhores propostas serão escolhidas em função da faixa etária dos participantes: 13-14 anos, 15-16 anos e 17-18 anos.

Universidade Federal do Ceará foi a mais procurada no Sisu



A Universidade Federal do Ceará (UFC) foi a instituição que mais recebeu inscrições entre as 83 que participaram do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2011. Foram 118.221 inscrições para as 5 mil vagas que ofereceu no sistema.

Em seguida, na lista das mais procuradas aparecem as universidades federais de Mato Grosso e do Rio de Janeiro, com 96 mil e 92 mil inscrições, respectivamente.

Nesta edição, o Sisu ofereceu 83 mil vagas em universidades estaduais e federais e institutos de educação profissional. Durante cinco dias, o sistema recebeu 2 milhões de inscrições. Cada aluno podia escolher até duas opções de curso, elegendo sua prioridade. Os aprovados, agora, devem matricular-se nas instituições para onde foram aprovados nos dias 27, 28 e 31 de janeiro.

Os institutos federais de educação profissional lideram a lista das instituições mais disputadas no Sisu. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IF-RO) recebeu 2.050 inscrições para as três vagas que disponibilizou no sistema – uma relação de 683 candidatos por vaga. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) aparece em segundo lugar com 2.740 inscrições para dez vagas. No Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), a disputa foi de 201 candidatos para cada uma das 75 vagas ofertadas.

Ainda estão previstas mais duas chamadas do Sisu nos dias 4 e 13 de fevereiro. Criado pelo Ministério da Educação (MEC) no ano passado, o sistema unifica a oferta de vagas em instituições públicas. Para participar, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Quase 40% dos jovens nos EUA ignoram convite dos pais no Facebook




Pesquisadora diz que redes sociais são a "nova fronteira" no relacionamento familiar.

Cerca de dois terços dos adolescentes norte-americanos se sentem confortáveis o bastante com relação a seus pais para tê-los como amigos no Facebook. Apesar disso, 38% deles dizem ter ignorado pedidos dos pais para inclusão em sua lista de amigos, diz um novo estudo.

Kristen Campbell, da empresa Kaplan Test Prep, que entrevistou 2.313 estudantes norte-americanos com idades dos 16 aos 18 anos sobre as tendências das redes sociais, diz que "o Facebook é a nova fronteira no relacionamento entre pais e filhos, que está em constante desenvolvimento".

A pesquisadora diz que 65% dos estudantes "não estão se escondendo, o que é positivo". Para muitos jovens, o Facebook oferece a oportunidade de se manter independentes dos pais, diz Kristen.

– Ainda que os pais estejam muito envolvidos e muito ativos, o Facebook permite que os jovens exercitem sua independência. Eles desejam que pelo menos certas porções de suas vidas sejam privadas.

Em certos casos, pais e filhos decidem de comum acordo manter separação em suas vidas na rede, ainda que muitos filhos ignorem os pedidos de inclusão dos pais, 82% dos adolescentes.

Kristen descreve o Facebook como passo natural de conexão para uma geração que cresceu com a internet.

– Essa é uma geração que se comunica eletronicamente. E agora as linhas de comunicação estão abertas de novas maneiras.

Aplicativos de redes sociais ajudam usuários a transar mais rápido


Pesquisa mostra que graças ao SMS e ao Facebook casais vão para a cama mais cedo.

Quase quatro em cada cinco mulheres e três em cada cinco homens dizem que o uso de SMS, Facebook e outras ferramentas de redes sociais ajudam novos casais a ir para a cama mais rápido, revelou uma pesquisa nesta segunda-feira (24).

No entanto, apenas 38% das mulheres contam ter transado com um parceiro tão cedo por causa da intimidade digital, de acordo com 1.200 mulheres e homens que participaram de uma pesquisa feita pelas revistas Shape e Men´s Fitness, que dão dicas de exercícios.

Os smartphones (telefones inteligentes) e os laptops são os dispositivos mais usados para ir para a cama.

O SMS (mensagem de celular) é a forma mais usada pelos casais para se manterem em contato. Os homens usam as mensagens 39% a mais do que a voz, e as mulheres 150%.

Mesmo antes de se apaixonar, 70% das mulheres e 63% dos homens usam o Google e outras ferramentas online para encontrar parceiros. Já 65% deles disseram que tinham sido convidados para sair por SMS e 49%, por uma mensagem do Facebook.

Assim que a relação começa, 72% das mulheres dizem dar uma olhada nas páginas do Facebook de ex-namoradas do atual parceiro.

Mesmo com o calor da paixão, algumas pessoas não se cansam de seus dispositivos digitais. Quando uma chamada ou um SMS chega durante o sexo, 5% dizem olhar para ver quem está chamando e 1% diz que dá uma parada para atender ao telefone.

Quando a paixão chega ao fim, o fora virtual é a nova forma de terminar uma relação. Cerca de 43% das mulheres e 27% dos homens dizem que ter recebido um texto que começava com “Não é você, [o problema] sou eu”.

Para quem ficou com o coração partido, a internet mantém a esperança viva. Cerca de 81% dos entrevistados disseram que não vão deixar de ser amigos dos ex no Facebook e 75%, que verificam sempre a página deles na rede social.

http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/aplicativos-de-redes-sociais-ajudam-usuarios-a-transar-mais-rapido-20110125.html

Coreia do Sul anuncia o primeiro sistema de transmissão 4G para celulares




Novidade deve ficar pronta apenas em 2015

A Coreia do Sul anunciou nesta terça-feira (25) que se transformou no primeiro país do mundo a desenvolver um sistema de telefonia móvel de quarta geração (4G), cuja velocidade de transmissão é 40 vezes superior ao atual 3G.

Segundo fontes oficiais sul-coreanas, o Instituto de Pesquisa de Eletrônica e Comunicações (Etri, na sigla em inglês) conseguiu testar com sucesso fora das condições de laboratório o chamado sistema Long Term Evolution-Advanced, que poderia entrar em funcionamento em 2015.

O sistema testado permitiu ver imagens de televisão em 3D e alta definição em um veículo que se movimentava a menos de 40 km/h, além de baixar dados a uma velocidade de 600 megabits por segundo, o que permite fazer o download de um arquivo de 700 megabytes em 9,3 segundos.

A Coreia do Sul apresentou a novidade pouco antes de pôr em funcionamento em Seul, em julho, o Long Term Evolution (LTE) ou 3.9G, um sistema internacional para transmitir dados a telefones celulares que já foi adaptado em outros países, como nos Estados Unidos, e que alguns especialistas ainda não consideram 4G.

O país asiático diz que o sistema de transmissão LTE-Advanced cumpre 95% dos requisitos necessários para um sistema 4G funcional, embora tenha que esperar até abril, quando a União Internacional de Telecomunicações (ITU) criará um padrão sobre essa nova tecnologia.

O Etri já registrou 24 patentes relacionadas ao 4G sul-coreano e solicitou proteção de propriedade intelectual para 500 processos realizados durante o desenvolvimento e a pesquisa do serviço.

"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."

Cidade de São Paulo ganha novos carros do polêmico serviço Street View



O Google anunciou nesta segunda-feira (24) que novos carros do polêmico serviço de imagens Street View já estão em circulação pelas ruas da cidade de São Paulo. Atualmente, 51 cidades brasileiras aparecem no recurso online, mas a novidade está, por enquanto, disponível apenas na capital paulista.
Os novos veículos, que ainda estão em fase de teste, agora têm 15 câmeras em vez de nove dos modelos anteriores quando ainda estava em vigor uma parceria exclusiva com a montadora Fiat. Internautas paulistanos já publicaram em redes sociais como o Twitter fotos em que aparecem automóveis Captiva, da Chevrolet, com o logo do Google, como é o caso de Hayram Nicacio (@hnicacio).

A empresa informa que o novo equipamento de câmeras é mais leve e vai permitir que as imagens tenham mais resolução que as primeiras fotos colocadas no ar em setembro do ano passado. As novas fotografias vão substituir as anteriores.

O Street View surgiu em 2007 como uma evolução do Google Maps, que permite localizar países, cidades, ruas e lugares específicos com a vantagem de ter ainda imagens em três dimensões de cidades e principais pontos históricos do mundo como o Coliseu, em Roma, na Itália. As fotos são “costuradas” até formar a imagem final com 360º na horizontal e 290º na vertical.

O serviço provoca muita polêmica por causa da privacidade. Como as imagens são feitas em lugares abertos e públicos, a empresa já se envolveu em brigas sobre a garantia da privacidade das pessoas fotografadas.

Mesmo que o Google desfoque o rosto das pessoas e as placas dos veículos antes de as imagens serem publicadas, a empresa já foi acusada de registrar situações constrangedoras. Logo na estreia do serviço no Brasil, internautas descobriram um corpo estirado no chão nas fotos da avenida Presidente Vargas, no Rio – a imagem foi retirada logo depois.

Veja os Flagras http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/fotos/veja-os-primeiros-flagras-do-street-view-no-brasil-20100930-3.html#fotos

A empresa também foi condenada pela Justiça a deletar a imagem do engenheiro Hevaldo Dias Duarte, que foi flagrado pelo sistema vomitando em uma esquina do bairro Savassi, na zona sul de Belo Horizonte. Em caso de descumprimento, terá que pagar multa diária de R$ 5.000.

Metrô do Cariri é finalista em prêmio nacional de sustentabilidade



O Metrô do Cariri é um dos dez finalistas do Prêmio GreenBest. A eleição, promovida pela empresa Greenvana, reconhece empresas, instituições, projetos, produtos e serviços em seus setores que mais se destacaram no consumo ou em iniciativas sustentáveis. O empreendimento cearense está concorrendo no Grupo Inovação, Tecnologia e Infraestrutura, na Categoria Transportes.

Haverá dois vencedores em cada categoria: um escolhido através de votação popular e outro por votação do júri oficial formado pela Academia GreenBest, composta por especialistas em cada tema. Os votos passaram a ser computados a partir do último dia 17 de janeiro no site www.greenbest.com.br. Os vencedores receberão o troféu GreenBest e diploma em cerimônia de premiação a ser realizada em 17 de maio.
O Metrô do Cariri foi inaugurado no dia 1º de dezembro de 2010 e é o primeiro projeto do Governo do Ceará de requalificação do transporte ferroviário de passageiros no interior do Estado. O sistema liga Juazeiro do Norte ao Crato ao longo de 13,6 quilômetros e é operado com veículos leves sobe trilhos (VLTs), que estão ganhando o mundo como uma solução inteligente na área de transporte e de menor impacto ambiental. Os VLTs que operam no Cariri usam uma tecnologia local, visto que são fabricados pela Empresa Bom Sinal, de Barbalha. A fabricação das composições estimulou a indústria ferroviária nacional, que não produzia novos trens desde a década de 70. As informações são do Governo do Estado.

Pesquisar este blog