sexta-feira, 22 de abril de 2011

Dilma entre os mais influentes


Presidente é a única brasileira a figurar na lista das 100 personalidades do ano da revista norte-americana

Nova York. A presidente Dilma Rousseff é a única personalidade brasileira entre as 100 pessoas mais influentes do mundo, de acordo com o ranking elaborado pela revista norte-americana "Time".

A lista inclui, além de chefes de Estado, artistas, ativistas, pesquisadores e empresários cujas ideias "iluminam o diálogo e as opiniões dissonantes e algumas vezes até mesmo a revolução".

O perfil da primeira presidente mulher brasileira é escrito pela ex-líder chilena Michelle Bachelet e atual diretora executiva da Organização das Nações Unidas (ONU) para Mulheres, segundo a qual Dilma oferece a "virtuosa combinação de sabedoria e convicção de que seu país necessita".

Bachelet ainda lembra que a presidente lutou contra as forças militares durante a ditadura e "tem dedicado sua vida à construção de uma alternativa democrática para o desenvolvimento, igualdade social e direitos das mulheres".

A chilena diz que não é fácil ser a primeira mulher a governar seu país. "Além da honra que isso significa, ainda existem preconceitos e estereótipos para enfrentar. É ainda mais difícil governar um país tão grande e globalmente relevante como o Brasil", acredita.

Para Michelle Bachelet, quando as sociedades começam "a ver a luz do desenvolvimento no fim do túnel", cria-se uma onda de otimismo e entusiasmo nos cidadãos.

"Mas os desafios se tornam mais complexos e os cidadãos, mais exigentes", acrescentou a ex-presidente do Chile.

No ano passado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também figurou no ranking da revista "Time".

Outras personalidades

A lista deste ano é liderada por Wael Ghonim, executivo do motor de buscas Google no Oriente Médio, e herói da revolução egípcia do começo do ano.

O economista americano, prêmio Nobel da Economia, Joseph Stiglitz vem em segundo lugar, e fundador do site WikiLeaks Julian Assange, está em nono.

Em sexto e oitavo lugares estão, respectivamente, o fundador da rede social Facebook, Mark Zuckerberg, e a chanceler alemã, Angela Merkel.

Dilma ocupa o 27º lugar, um pouco depois da primeira-dama americana, Michelle Obama (22º), mas com grande vantagem sobre a secretária de Estado Hillary Clinton (43º).

O jogador de futebol argentino Lionel Messi, do FC Barcelona, está na 87ª posição. Curiosamente, o cantor e ídolo dos adolescentes Justin Bieber (39º) aparece antes do príncipe William da Inglaterra e de sua noiva, a plebeia Kate Middleton (40º), que se casam no próximo dia 29 de abril.

Um dos filhos do ditador líbio Muamar Kadafi, Seif al-Islam, figura no posto 47, e a cantora e poeta Patti Smith fecha a lista, no centésimo lugar.

Personalidades

1. Wael Ghonim

Executivo do Google no Oriente Médio

2. Joseph Stiglitz

Prêmio Nobel de Economia

6. Mark Zuckerberg

Fundador do site Facebook

9. Julian Assange

Fundador do site WikiLeaks

27. Dilma Rousseff

Presidente do Brasil

39. Justin Bieber

Cantor americano

87. Lionel Messi

Jogador de futebol argentino

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=968774

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog