O pen drive é muito mais que um dispositivo para carregar dados pra lá e pra cá. Nele, é possível instalar uma série de programinhas com bastante simplicidade. Assim, o usuário pode manter os dados em sigilo e, se quiser, deixar de lado os programas dos computadores alheios – como os da lan house, por exemplo.
O Geek List preparou uma lista de 10 programas grátis que não podem faltar em qualquer pen drive. Conheça-os. Depois, conte para a gente os aplicativos que você já usa no seu dispositivo portátil.
Nessa versão portátil, o popular browser da Mozilla Firefox 3.6 Portable mantém o suporte aos complementos (pequenos aplicativos que dão ao Firefox outras funções, como editor de textos e imagens, software de bate-papo e player de áudio, entre outros).
Software livre, o Gimp Portable é um dos melhores aplicativos de edição de fotos e imagens do mercado. O melhor: é totalmente gratuito. Com ele, o internauta corrige os olhos vermelhos de algumas fotos e faz retoques avançados em imagens e gráficos.
O player de vídeo e de áudio VLC encara os principais formatos disponíveis na internet, como DivX, XviD, MPEG-1, MPEG-2, AVI, MOV, WMV, Real, SVCD, Matroska, 3GP, FLV, Cinepak, FLAC, Ogg e muitos outros – sem necessitar da ajuda de nenhum codec adicional.
Para quem precisa, constantemente, editar textos, planilhas, imagens e apresentações, é essencial ter no pen drive esse aplicativo. Com ele, o internauta abre e edita seus arquivos – inclusive do Office – de qualquer lugar.
Para quem vive conectando o pen drive em computadores de outras pessoas ou de lan houses, esse antivírus portátil é item obrigatório. O ClamWin Portable permite ao internauta vasculhar, direto do dispositivo portátil, se o micro que está sendo utilizado está infectado por algum vírus.
esse software, para quem não conhece, é um mensageiro instantâneo alternativo. Construído com software livre, o Miranda IM Portable é compatível com as redes do Windows Live Messenger (MSN), AIM e ICQ.
Eficiente compactador de arquivos, o 7-zip Portable funciona com os formatos mais comuns de compactação, como o ZIP, o RAR e o ARJ, entre outros. Como os outros aplicativos do ramo, ele também tem um formato próprio, o 7Z, que promete comprimir os arquivos com 50% mais eficiência em relação ao tradicional formato ZIP.
um dos grandes atrativos desse navegador é sua rapidez. Mesmo com diversas janelas abertas, ele consegue responder rapidamente aos controles do internauta. Essa característica faz do Google Chrome o navegador ideal para quem tem um computador velhinho, com pouca memória, processador lento e quase nenhum espaço no disco.
Desenvolvido pela empresa que criou o Firefox, o Thunderbird 3 Portable é um aplicativo de e-mail é equipado com um filtro que colore as mensagens que o internauta recebe. Tem ainda ferramentas para a criação de backup e anti-spam. Recursos tradicionais como o suporte a várias caixas de e-mail e catálogo de endereços também estão presentes no Thunderbird portátil.
O Skype Portable é um eficiente programa para fazer ligações usando a internet. Como na versão original, ele tem ainda dois recursos interessantes de comunicação: um sistema de chamadas de videoconferência e outro de mensagens eletrônicas.
Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/blogs/geek-list/software/10-programas-para-instalar-no-pen-drive/
Nenhum comentário:
Postar um comentário