segunda-feira, 23 de maio de 2011

VILA DO MAR Projeto já reduz a violência

Diario do Nordeste - Publicado em 23 de maio de 2011

A obra promete dar uma nova cara às belezas litorâneas dos três bairros e proporcionar lazer, esporte e cultura

A felicidade nunca esteve tão presente como agora nos bairros Barra do Ceará, Cristo Redentor e Pirambu. Isto porque após o início das obras de urbanização e requalificação ambiental do projeto Vila do Mar na região, o local ganhou vida e vai deixando aos poucos a fama de um lugar violento.

O trecho entre o Pólo de lazer da Barra do Ceará e a avenida Doutor Theberge, no Cristo Redentor, na manhã de ontem, estava repleto de crianças, jovens e adultos. Todos convivendo em uma perfeita harmonia.

Logo na Praça de Santiago, um dos principais símbolos da Barra do Ceará, era possível observar a intensa movimentação de moradores. A dona-de-casa, Maria Eulália, 52, não escondia a satisfação de ver o seu bairro bem reestruturado e com segurança. "Moro aqui há 26 anos e percebo que as coisas estão melhorando. O lugar está bem cuidado e os assaltos diminuíram. É verdade que ainda existe violência, mas com o reforço do policiamento, os marginais estão pensando duas vezes antes de agirem", relata.

O comerciante João Lima da Silva, 42, conta que com a construção do calçadão, todos os fins de semana tira para passear com seu filho, Carlos Henrique,4, de bicicleta. "Era o que estava faltando aqui. Mais vida e espaço de lazer não só para as crianças, mas também para os adultos. Tomara que os vândalos não quebrem tudo para que a população possa desfrutar disso por muito tempo", falou.

Cristo Redentor

Logo mais adiante, em outra parte do calçadão, já no bairro Cristo Redentor, a praia da Colônia já estava tomada por uma multidão, que antes do início das obras, não frequentavam o local por falta de segurança.

Segundo o autônomo Paulo Marcílio, 48, os populares não desciam para a praia, pois era deserta e tomada por marginais que usavam o espaço para o consumo e venda de drogas. "Vivo aqui há 12 anos e nunca tinha ido à praia. A minha casa fica a poucos metros daqui e quando nós queríamos desfrutar do mar, era um sacrifício imenso, porque tínhamos que caminhar até a Barra do Ceará, perto da ponte. Agora posso dizer que moro de frente para o mar", comenta Marcílio.

Mesmo com as obras ainda em andamento, calçadões, praças de convivência e quadras poliesportivas já começaram a ser utilizados pela população.

É o caso do padeiro Francisco Luciano,40, que nas horas vagas organiza torneios de futebol. Ele diz que com a urbanização as pessoas se sentem mais a vontade para frequentar a praia. "Estávamos carentes de diversão. Agora temos uma infraestrutura para os jovens. As drogas estavam tomando conta da meninada. Vou rezar para que com as novas opções de lazer, a nossa juventude tome outro rumo para a vida", diz.

MELHORIAS
Comércio é beneficiado

Outros beneficiados com o início da urbanização do litoral oeste da Capital foram os comerciantes. Com o crescimento de frequentadores, Marceli Alves de Assis, 26, está esperançosa em alavancar as vendas da sua lanchonete.

"Antes da reforma, o lugar só vivia deserto. Eu estava até pensando em vender o meu ponto comercial, mas graças a Deus, as vendas melhoraram e estou otimista que o ambiente se torne um ponto de visitação não só da população fortalezense como também de turistas", falou.

As obras do projeto Vila do Mar, iniciadas em agosto de 2010, já avançaram três quilômetros de extensão. A intenção da atual gestão é revitalizar até o fim de 2012, os 5,5 quilômetros do litoral oeste, limitado os bairros Barra do Ceará, Cristo Redentor e Pirambu.

O total de investimentos na obra é de R$142 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Fundo de Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza. O projeto é executado com a participação da Secretaria Executiva Regional (SER I) e Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor).

GIORAS XEREZ
ESPECIAL PARA CIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog