Vem da cidade gaúcha de Novo Hamburgo (RS), na grande Porto Alegre, uma lição para departamentos de TI de todo o País. A área de Tecnologia da Informação, antes subordinada à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, foi alçada ao posto de Secretaria própria. A mudança, relatada em Case de Sucesso no Portal IT4CIO [veja ao final da matéria os detalhes do estudo] trouxe mais status para a TI, contribuiu para o aumento na arrecadação de recursos e possibilitando o andamento de diversos projetos.
Antes um departamento com problemas como equipamentos e estrutura obsoletos, sistemas desenvolvidos internamente em plataforma em desuso e limitada, saída de diversos funcionários, telecentros para inclusão digital recebidos e não instalados, agora a área de TI foi totalmente revitalizada para atender às demandas da população.
“Novidades tecnológicas estão sendo constantemente avaliadas e implantadas internamente, o que conduz a uma avaliação positiva da política de software livre na Prefeitura, que incentiva os funcionários a um conhecimento e domínio tecnológico cada vez mais profundo, criando um ambiente propício à inovação”, afirma Márcia Schüler, Secretária de TI e Inclusão Digital de Novo Hamburgo.
A área de infraestrutura e redes, por exemplo, sofria com diversos problemas. A maioria do parque de computadores e impressoras estava obsoleta ou necessitava de algum tipo de upgrade, o Datacenter possuía ambiente inadequado, equipamentos obsoletos e serviços com baixa qualidade, como o backup dos dados. Além disso, havia problemas na rede lógica, tanto na parte física quanto na configuração e gestão, limitações nos e-mails, a área de manutenção necessitava maior gerenciamento, e nem todos os locais da Prefeitura estavam conectados.
Situação análoga acontecia com os softwares. Mais de sessenta aplicativos estavam em uso na Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, a maioria desenvolvida internamente por servidores concursados há vários anos, com tecnologias defasadas e descontinuadas que apresentavam visíveis limitações, de impacto direto no desempenho, evolução, integração e manutenção dos mesmos, além de uma lista de solicitações de melhorias bastante considerável.
A criação da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital da Prefeitura de Novo Hamburgo transforma a gestão da área em algo permanente, a salvo das mudanças de governo e possibilita, assim, a continuidade da gestão de projetos imprescindíveis para a população.
O projeto, que será concluído em 2012, trouxe melhorias nas áreas de infraestrutura, software e inclusão digital. Serão beneficiados diretamente cerca de 3.500 servidores públicos do município, 80 mil contribuintes pessoa física. 700 contadores, 25.000 contribuintes pessoa jurídica e 15 mil frequentadores de telecentros por mês.
Com a mudança, ainda foi possível fazer algumas atualizações tecnológicas, tais como:
-Construção do Data Center Municipal, com infraestrutura adequada (ar-condicionado e no-breaks redundantes, estrutura lógica e elétrica), com equipamentos modernos (Blade Server com 6 lâminas, 400 Gb de memória RAM, Storage com 36 Tb);
- Redução do período de duração de backup de arquivos em mais de 60% com ampliação da quantidade de dados segurados, a partir da atualização dos equipamentos do Data Center, com rotinas de segurança e plano de continuidade de negócio;
- Atualização de 72% do parque de computadores através de upgrade de configuração dos equipamentos e aquisição de equipamentos novos (em 2009 apenas 15% dos computadores estavam em condições adequadas de uso).
“A avaliação dos resultados permite a constatação de que a criação da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital é fundamental para obter velocidade, eficiência e qualidade no processo de atualização tecnológica da prefeitura e de democratização do acesso à Tecnologia da Informação no município, aos quais a atual gestão se propôs”, finaliza Márcia.
A bem sucedida experiência de Novo Hamburgo é relatada no case de sucesso “Criação da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID) em Novo Hamburgo (RS)”, disponível no Portal IT4CIO. Acesse e confira o estudo completo.
Márcia Schüler é CIO confirmada na sétima edição do CIO Executive Day RS, que acontece no dia 28 em Porto Alegre. O case concorre ao Prêmio Case de Sucesso do Portal IT4CIO.
Fonte: http://www.it4cio.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário