quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Gestores de Ciência e Tecnologia do País reúnem-se em Fortaleza



Gestores de Ciência e Tecnologia do País reúnem-se em Fortaleza

Autoridades fazem balanço do Governo Lula e apontam rumos para os próximos quatro anos
Gestores de Ciência e Tecnologia do País reúnem-se em Fortaleza

Os dirigentes de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) de todo o País estarão em Fortaleza (CE) para tratar sobre as perspectivas para a área no período de transição de governos. Será nos dias 2 e 3 de dezembro, por ocasião do Fórum Nacional do CONSECTI -- Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação; CONFAP -- Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa; e dos Secretários Municipais de CT&I.

O secretário executivo Luiz Antonio Elias, do Ministério da Ciência e Tecnologia, estará presentes no Fórum Nacional para fazer um balanço das atividades na área de CT&I durante o Governo Lula e apontar os rumos para os próximos anos, juntamente com os secretários de CT&I.

Também estão confirmadas as presenças dos presidentes da CAPES, Jorge Guimarães; do CNPq, Carlos Aragão; e da FINEP, Luís Fernandes; que vão proferir palestra sobre Ciência, Tecnologia e Educação Superior.

Atualmente, o CONSECTI é presidido por René Barreira, secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (SECITECE). O evento está sendo coordenado pela SECITECE em parceria com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Destaques
Durante o evento serão anunciadas as universidades estaduais e municipais contempladas com os recursos do edital da ABRUEM/FINEP, que destina cerca de R$ 60 milhões para infra-estrutura de pesquisa.

Outro destaque esperado é a apresentação do Livro Azul, com a síntese e resultados da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O documento elaborado em parceria com diversos setores da sociedade balizará as políticas de CT&I nos próximos 10 a 20 anos.

Ainda será firmado acordo entre a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) com as secretarias estaduais de CT&I e as fundações de amparo à pesquisa. O convênio trará como benefícios a essas instituições a integração por vídeo-conferência e internet de alta velocidade.

Importantes instituições de CT&I confirmaram participação no Fórum Nacional: Academia Brasileira de Ciência (ABC); Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG); Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) e Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI).

Confira a programação completa do evento:
http://www.consecti.org.br/wp-content/uploads/2010/02/programacao-fortaleza-02-12-2010.pdf

Serviço:
Fórum Nacional do CONSECTI, CONFAP e Secretários Municipais de CT&I em Fortaleza (CE)
Local: Hotel Praia Centro, Av. Monsenhor Tabosa, 740, Centro. Fortaleza (CE)
Data: 2 e 3 de dezembro de 2010
Hora: 9h às 18h (quinta) e 8h30 às 12h (sexta)


Fonte: Assessoria de Imprensa do CONSECTI

INTERNET GRATUITA APARTI DE JANEIRO DE 2011 “CINTURÃO DIGITAL”


Projeto deverá contemplar as sedes de todos os 184 cidades cearenses e custou R$ 47 milhões O Cinturão Digital, que vai levar internet banda larga de graça para 80% da população do Estado, já iniciou a sua fase de testes. A previsão é que entre em funcionamento até janeiro. É o que garante o secretário, em exercício, da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag), Reno Ximenes."Toda a estrutura física do projeto já está concluída. Agora falta finalizar os testes para que o Governador do Estado, Cid Gomes, possa inaugurar a transmissão de internet de graça para o Ceará", afirmou o secretario da Seplag. Ele explicou que o cabo de fibra ótica, que levará a internet para todo o Estado, terá inicio em Fortaleza e depois segue para Sobral, passa pelo Vale do Jaguaribe e retorna para a Capital. "Todo o projeto do Cinturão Digital recebeu um investimento de R$ 47 milhões e deverá contemplar as sedes de todos os 184 municípios cearenses", comentou Ximenes. Com o objetivo de conectar, por meio de fibra óptica, departamentos públicos e escolas estaduais, o Cinturão Digital é um projeto que vai incluir sinal sem fio, o que corresponde à tecnologia WiMax. Além disso, terá a transmissão, quando possível, de sinal via rede elétrica, tecnologia conhecida como Power Line Communication (PLC) caracterizada como uma tecnologia de Rádio Frequência (RF) que utiliza a rede elétrica de distribuição como meio de transporte para a transmissão de dados em uma alta velocidade. Cerca de 80% da área urbana do Ceará passarão a ter brevemente acesso a serviços digitais em alta velocidade. A obra teve inicio em 2008 e tinha previsão de conclusão para dezembro de 2009. O Governo afirma que trata-se da universalização da internet de banda larga no Ceará através de uma rede de fibra ótica que vai circundar o Estado de norte a sul e de leste a oeste. A iniciativa vai permitir a implantação de uma tecnologia banda larga sem fio e nas pontas uma telefonia sem fio com raio de até 30Km, dependendo da geografia do local. Além disso, o governo informou que rede vai gerar uma redução de custos para o próprio governo, na medida em que economizarão nos custos de banda larga, telefonia. Também afirmou que, em outro momento, beneficiará a população cearense, que a partir da criação da rede, com investimentos de R$ 47 milhões, vai ter acesso mais barato a tecnologia fornecida por empresas privadas do setor.



CEARÁ Lan houses serão regulamentadas O número de lan houses tem crescido em Fortaleza e no restante do Estado. Esses locais preocupam o Governo pois, sem regulamentação, não são obrigados a ter registro de quem utiliza os seus computadores. Assim podem servir como base para a prática de diversos crimes virtuais. Por isso, a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag) constituiu um grupo de trabalho que terá a responsabilidade de elaborar toda a regulamentação jurídica na área do uso e funcionamento de lan houses e cybercafés no Ceará. O secretario em exercício da Seplag, Reno Ximenes, explicou que a ideia é de que qualquer pessoa que for utilizar um computador em uma lan house deva se identificar com a carteira de identidade e também com o Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de registrar o horário. "O intuito é acabar com o anonimato dos crimes de internet feitos em lan houses. Alguns pedófilos e hackers utilizam esses locais, o que dificulta a sua identificação", disse Ximenes. A medida será realizada agora com o objetivo de criar um marco regulatório na área no Estado, por conta da inauguração, do projeto Cinturão Digital, em janeiro O secretario afirmou que até o dia cinco de dezembro o grupo de trabalho deverá apresentar a proposta para a elaboração de um estudo técnico. Em seguida, o projeto será apresentado ao Governador do Estado. A assessora comunitária do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), Mara Carneiro, acredita que a medida vai ajudar a diagnosticar quem comete um crime virtual contra crianças. "Essa é a parte mais difícil do processo".

Natal Livre 2010: Lançado o Natal Livre


Natal Livre 2010: Lançado o Natal Livre: "O Natal Livre O evento Natal Livre tem como objetivo arrecadar alimentos e brinquedos para instituições carentes. Neste ano iremos focar no ..."

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Exclusão Digital

A exclusão digital é um conceito dos campos teóricos da comunicação, sociologia, tecnologia da informação, História e outras humanidades, que diz respeito às extensas camadas das sociedades que ficaram à margem do fenômeno da sociedade da informação e da expansão das redes digitais.

Contraste-se este conceito, por oposição, com a inclusão digital.

No Brasil, o termo "exclusão digital" é mais usado para se referir ao problema, indicando o lado dos excluídos, enquanto em outros idiomas os termos equivalentes a "brecha digital" ou "fissura digital" são preferidos (como no inglês digital divide e o francês fracture numérique). Os dois termos, porém, não são sinônimos perfeitos, pois enquanto "exclusão digital" se refere apenas a um dos lados da questão, "brecha digital" faz referência à própria diferença entre excluídos e incluídos.

A exclusão digital é atualmente um tema de debates entre governos, organizações multilaterais (ONU, OMC), e o terceiro setor (ONGs, entidades assistencialistas). Políticas de inclusão digital incluem a criação de pontos de acesso à internet em comunidades carentes (favelas, cortiços, ocupações, assentamentos) e capacitação (treinamento) de usuários de ferramentas digitais (computadores, DVDs, vídeo digital, som digital, telefonia móvel).

As comunidades carentes, os mais pobres e pessoas com uma posição econômica desprivilegiada são excluídas digitalmente, pois não tem acesso à tecnologia.

A relação entre exclusão digital e pobreza é uma realidade mundial. De acordo com o Mapa da Exclusão Digital, que analisou os dados do Censo 2000, o nível de escolaridade é ponto de importância não só na geração de renda, mas também no nível de inclusão digital dos estados brasileiros: os cinco mais incluídos são o Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, e os cinco mais excluídos são o Maranhão, Piauí, Tocantins, Acre e Alagoas.

A melhora da Inclusão Digital está ocorrendo vagarosamente, uma pesquisa de 2005 do IBGE que 79% dos brasileiros nunca acessaram a Internet. Apenas 21% (32,1 milhões) entrou pelo menos uma vez na Internet. Do público que entra na Internet a grande maioria acessa via conexão discada, a banda larga ainda está pouco difundida.

A Exclusão digital atinge as partes mais pobres do país, onde ainda não chegaram computadores, internet, celular etc. As pessoas que nunca viram ou usaram um computador é denominada Sem-Tela no popular. Muitas escolas já aderiram a laboratórios de informática, porém ainda há escolas nas regiões mais pobres que ainda não tem esse tipo de recurso.

Em fim, a exclusão digital é equivalente à exclusão cientifica. O fato de ter no laboratório da escola manipulado de maneira limitada um microscópio simples, não o coloca entre os biólogos. Calcular a velocidade de um corpo não torna você um físico. O físico tem uma sinergia com a ciência que se propôs estudar, tem uma subjetividade em relação ao assunto, muito útil e contextualizada. Um incluído digitalmente deve primeiro ter sinergia com o tratamento de informações, uma pessoa que é organizada já o tem de algum modo, e em um segundo momento ela deve ter a capacidade de ampliar essa sinergia com o uso de elementos eletrônicos (Que hoje pode ser desde um smartphone até uma tv conectada à internet). Em um futuro onde você poderá ligar seu cérebro diretamente com memórias eletrônicas, dirão que os primeiros eram pseudo-incluídos e os novos incluídos digitais reais.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

TICS na Educação


Estamos vivendo a era da Informação e do conhecimento; e o grande desafio que hoje se apresenta na educação é garantir o desenvolvimento humano e social de qualidade com base nesses princípios tecnológicos. O século XX foi marcado pela revolução da informática e seus recursos, vários são os pontos onde a educação e tecnologia se encontram para gerar novidades que podem contribuir o que se entende por “qualidade na educação”.
Nesse contexto, as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) ganham uma importância crucial, levando os alunos a problematizar, construir, refletir, experimentar e sistematizar seus conhecimentos. Dentre as inúmeras possibilidade de utilização das TICs na educação podemos citar:
* Comunidades virtuais de aprendizagem;
* Objetos de aprendizagem;
* Blog;
* Wiki ;
* Twitter.

Sete motivos para um professor criar um blog!!!

No mundo da tecnologia, inventam-se tantas novidades que realmente é difícil acompanhar todas as possibilidades de trabalho que elas abrem para um professor. Recentemente, surgiu mais uma: o blog. E o que é isso?
Trata-se de um site cujo dono usa para fazer registros diários, que podem ser comentados por pessoas em geral ou grupos específicos que utilizam a Internet. Em comparação com um site comum, oferece muito mais possibilidades de interação, pois cada post (texto publicado) pode ser comentado. Comparando-se com um fórum, a discussão, no blog, fica mais centrada nos tópicos sugeridos por quem gerencia a página e, nele, é visualmente mais fácil ir incluindo novos temas de discussão com freqüência para serem comentados.
Esse gênero foi rapidamente assimilado por jovens e adultos do mundo inteiro, em versões pessoais ou profissionais. A novidade é tão recente; e o sucesso, tamanho, que em seis anos, desde o início de sua existência, em 1999, o buscador Google passou a indicar 114 milhões de referências quando se solicita a pesquisa pelo termo “blog”, e, só no Brasil, aparecem 835 mil resultados hoje.
Vejamos sete motivos pelos quais um professor deveria, de fato, criar um blog.
1- É divertido;
2-Aproxima professor e alunos;
3-Permite refletir sobre suas colocações;
4- Liga o professor ao mundo;
5- Amplia a aula;
6- Permite trocar experiências com colegas;
7- Torna o trabalho visível.

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